O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, no dia 08 de agosto, tem como objetivo alertar a população sobre as doenças e problemas que um colesterol elevado pode causar. O colesterol é um tipo de gordura importante para o bom desempenho do organismo, presente no sangue e em todos os tecidos do corpo humano e é a base para produção de muitos hormônios.
O colesterol, além de ser produzido pelo corpo diariamente, pode ser ingerido através de alimentos como carne, leite integral e ovos. Porém, o excesso do colesterol no organismo pode ser bastante prejudicial para a saúde, sendo o principal causador de problemas graves como AVC, infarto e outros problemas cardiovasculares.
O excesso de colesterol no organismo é a causa da doença aterosclerótica, caracterizada pelo acúmulo de placas gordurosas nas paredes das artérias, o que causa bloqueio do fluxo sanguíneo. Um dos principais fatores de prevenção contra essa doença é manter o colesterol equilibrado.
Para ajudar no controle do colesterol é necessário reduzir o consumo de:
• Carne (bovina, suína, frango, peixes);
• Laticínios (leite integral, queijos, iogurte, manteiga);
• Gema de ovo;
• Frituras;
• Gorduras industrializadas presente em salgadinhos, doces, bolos, etc.
A melhor maneira de controlar o colesterol é trocar o excesso de carnes por proteínas de origem vegetal e atividade física, mesmo que com intensidade leve a moderada, como caminhadas diárias.
Fonte: Albert Einstein