As guloseimas enchem os olhos da criançada. As balas, chicletes, sorvetes, refrigerantes estão na lista dos preferidos dos pequenos, mas, podem representar perigos para a saúde. Abaixo, alguns alimentos que podem ser perigosos para crianças:
– Pipoca: as casquinhas da pipoca podem provocar engasgos.
– Refrigerante: contém corantes e conservantes, além de grande quantidade de açúcar e gás. Por isso a bebida favorece cáries, ganho de peso e alergias.
– Peixe: a criança pode engasgar com as espinhas de peixe. O ideal é oferecer pescados sem espinha.
– Amendoim: é um alimento alergênico e pode causar reações no estômago e na pele. Os pais só identificam o problema após a criança consumir o alimento e apresentar a reação alérgica. A casquinha do amendoim também pode provocar engasgos.
– Mel: a criança só deve consumir mel (assim como outros açúcares) após os 2 anos de idade, pois o alimento contém uma toxina responsável pelo botulismo, que é uma intoxicação alimentar rara, mas que pode ser fatal. O mel industrializado é a forma mais segura para evitar contaminação.
– Café: pode causar taquicardia e irritações no estômago, não é indicado para crianças.
– Balas: assim como o refrigerante, as balas têm corantes, conservantes e grande quantidade de açúcar, causando alergias, intoxicação e aumento de peso. Crianças abaixo dos 2 anos não têm ainda capacidade mastigatória adequada para consumir balas. Para o risco de engasgo ser menor, as balas mais indicadas são as mais moles como gomas, mas é importante verificar a quantidade de açúcar.
– Fígado: tem alto teor de ferro, prevenindo a anemia ferropriva. No entanto, o alimento pode causar intoxicação quando consumido em grande quantidade.
– Azeitona: o caroço representa risco de engasgo. A versão sem caroço pode ser consumida em quantidade moderada devido ao alto teor de sódio.
– Salgadinhos: provocam o aumento de peso e elevam o nível de colesterol ruim, pois contém corantes, conservantes, alta quantidade de sódio e gorduras.
Fonte: Minha Vida