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10 alimentos que ajudam a diminuir o apetite

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É possível acabar com um apetite descontrolado sem uso de medicamentos, seguindo algumas dicas simples e incluindo alimentos moderadores de apetite naturais. Tais alimentos, além de serem saborosos, agem no organismo diminuindo a fome e aumentando sensações de bem estar e saciedade.

Mas, é claro que é importante se alimentar de 3 em 3 horas para se evitar a tão conhecida “fome de leão”, e não correr o risco de se alimentar descontroladamente atacando tudo que ver pela frente quando a fome chegar. Também é recomendável manter uma alimentação balanceada com todos os grupos alimentares (proteínas, gorduras boas e carboidratos de baixo índice glicêmico).

Outra dica é se alimentar bem ao começar o dia, com um café da manhã reforçado. Tal hábito tende a diminuir quantidades do que se come no decorrer do dia, até à noite.

Dez alimentos que ajudam a diminuir o apetite:

Ovos: Rico em proteína, este alimento é um bom complemento para o café da manhã.

Feijão: Comer feijão com regularidade, principalmente o feijão branco, colabora para a estimulação da colicistoquinina, um hormônio ligado ao trato digestivo, que corta o apetite de forma natural.

Salada de folhas cruas e legumes: Este tipo de salada aumenta a quantidade de fibras e água na alimentação, o que faz com que o estômago esteja parcialmente cheio e produza sensação de saciedade por mais tempo.

Chá Verde: Aumenta a queima de gordura por conta de catequinas e antioxidantes.

Pera: Além de água e muita fibra, a pera leva açúcar para o sangue de forma gradativa, diminuindo o apetite durante a refeição. Recomenda-se comer uma pera 20 minutos antes do almoço e do jantar.

Canela: ajuda a controlar o índice glicêmico do sangue, diminuindo crises de fome.

Aveia: As fibras do farelo ou flocos de aveia se expandem no estômago, depois são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade.

Pimenta Vermelha: Possui capsaicina, substância que suprime o apetite.

Farelo de trigo: O alimento reproduz o índice glicêmico  da massa e do arroz, ou seja, um índice glicêmico baixo, que garante um apetite tranquilo.

Banana: Por conter fibras, este alimento forra o estômago. Ainda, a banana possui em sua composição ferro, potássio e triptofano, substâncias que dão pique e diminuem a compulsão por comida.

 

Fonte: MSN Saúde

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