Capitais e Regiões Metropolitanas - 4007-1035

Demais localidades - 0800 603.7100

8 dicas importantes sobre a saúde bucal infantil

a

  1. A escovação deve ser realizada após todas a refeições. Quando houver a ingestão de doces, biscoitos ou sobremesas entre uma refeição e outra, a escovação também precisa ser feita, em seguida.

  1. É aconselhável que um adulto escove os dentes da criança pelo menos uma vez ao dia e, sempre que possível, acompanhar as demais escovações. A presença de um adulto é estimulante e ajuda a dar o exemplo.
  1. O flúor do creme dental é uma medicação e pode causar patologia se houver excesso de uso. Por isso, estimule a criança a cuspir o creme dental, não deixe que ela o engula.
  1. A quantidade adequada de creme dental para a escovação dos dentes de uma criança é uma porção equivalente a meia ervilha ou um grão de arroz cru.
  1. Ensine e estimule o uso do fio dental desde cedo, hábito que a criança leva para toda a vida.
  2. Evite refrigerantes e alimentos com muito açúcar. Uma boa dica é disciplinar definindo dias ou momentos da semana em que tais alimentos são liberados.
  3. Não esqueça de montar um kit de higiene bucal para a criança levar para a escola e para outras atividades fora de casa.
  4. As visitas ao dentista devem ser regulares. O profissional de odontologia é capacitado para orientar, prevenir e identificar problemas.

Fonte: Indusbello