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Alimentação infantil nas férias

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Nas férias de verão, a quantidade de casos de obesidade infantil aumenta em relação ao período letivo, segundo estudo publicado na revista médica Obesity. Isso acontece porque a rotina muda, as crianças praticam menos exercícios físicos e o acesso a alimentos gordurosos é maior. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados com a alimentação infantil durante as férias.

Por que é importante a criança ter bons hábitos alimentares? Auxilia o desenvolvimento físico, cognitivo e social; proporciona sensação de bem-estar; previne problemas de saúde, diabetes e hipertensão; controla o peso corporal.

 

Nutrientes fundamentais para as crianças:

Carboidratos: principal fonte de energia – Boas fontes: arroz, aipim, batata doce e macarrão.

Proteínas: importante para fortalecer músculos e articulações – Boas fontes: carnes (vermelha e branca), peixe e ovo.

Ferro: previne anemia e ajuda do transporte de oxigênio – Boas fontes: carne, feijão e beterraba.

Cálcio: importante para a formação de ossos e dentes – Boas fontes: leite e derivados.

Zinco: protege o sistema imunológico – Boas fontes: grão de bico e frango

Vitamina A: aumenta a resistência contra doenças infecciosas – Boas fontes: brocólis, cenoura, abóbora, manga e mamão.

Vitamina D: promove a fixação de cálcio e protege o sistema imunológico – Boas fontes: atum e leite.

 

Crianças devem ter uma rotina nas refeições

• Quantidade de refeições: não pule refeições, o ideal é que sejam cinco a seis por dia.

 Substituições de refeições: não substitua o almoço ou janta por lanche.

 Local das refeições: limite o consumo de alimentos na frente da televisão ou do computador.

 Companhia nas refeições: faça as refeições em família.

 

Atenção nos exageros na alimentação das crianças

Prefira:

• Alimentos preparados com ingredientes frescos;

• Alimentos cozidos, assados e grelhados;

• Massas, pães e biscoitos integrais;

 Frutas;

 Sucos naturais e água.

Evite:

 Alimentos muito processados;

 Alimentos com muita gordura;

 Frituras;

 Doces;

 Excesso de sal;

 Comida fast-food;

 Refrigerantes e sucos de caixinha.

 

Cuidado com o transporte de alimentos em passeios e viagens

 Prefira frutas e alimentos preparados em casa, como sanduíches naturais e sucos.

 Transporte os alimentos em recipientes térmicos para manter a temperatura e não estragar

 Se levar crianças que ainda usam mamadeira, prefira o leite em pó para preparar na hora.

 Não se esqueça de levar utensílios para comer, guardanapos e sacos de lixo.

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O Grupo Elo Seguros e Benefícios bloqueou temporariamente as adesões pela operadora AMI para todas as entidades devido ao período de renovação do contrato. Durante este intervalo, as inclusões estarão suspensas.


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