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Alimentos para combater a anemia

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Existem diversos tipos de anemia, no entanto a mais comum é a anemia ferropriva, causada pela falta de ferro no organismo, seja pela carência na alimentação, seja por deficiência na sua absorção.

A falta de ferro prejudica a formação da hemoglobina e mioglobina, proteínas do sangue que fazem o transporte de oxigênio. Sem a quantidade correta de ferro, o organismo não tem oxigênio suficiente para completar as funções vitais.

 

Alterações na alimentação podem ser suficientes para reverter o quadro leve de anemia. Nos casos de anemia mais grave, porém, a alimentação deve ser complementada com suplementos.

Abaixo, os nutrientes que ajudam a combater a anemia e nutrientes que devem ser consumidos com moderação.

– Ferro. O nutriente pode ser dividido em ferro heme (mais facilmente absorvido) e ferro não heme (absorvido em menor quantidade). As fontes de ferro heme são: carne vermelha, fígado, aves e peixes. Já o ferro não heme é encontrado em verduras de folhas escuras e leguminosas.

– Vitamina A ajuda no transporte de ferro armazenado no fígado para o sangue e sua falta causa danos na formação dos glóbulos vermelhos. Ela pode ser encontrada em alimentos alaranjados, verde-escuros e vísceras.

– Ácido fólico. Quando não há quantidade suficiente de folatos a concentração de células sanguíneas diminui, o que prejudica o transporte de oxigênio e causa a anemia megaloblástica. As fontes de ácido fólico são: folhas verde-escuras, fígado, ovos e gérmen de trigo.

– Vitamina B12: assim como na carência de ácido fólico a falta de vitamina B12 causa queda na produção de glóbulos vermelhos e dificultar o transporte de oxigênio. Suas fontes são: vísceras, carnes, ovos, leite e derivados

– Vitamina C é auxiliar na absorção e mobilização do ferro. As fontes de vitamina C são frutas e verduras em geral.

– Alimentos amargos estimulam a secreção de enzimas digestivas, o que facilita a absorção de ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B. Exemplos: jiló, agrião, chicória, almeirão e alcachofra, etc.

– Cobre em pouca quantidade no organismo prejudica a formação de hemoglobina, o que pode levar a uma anemia. O Zinco em excesso impede a absorção do cobre. Algumas fontes de zinco são: farelo de aveia, feijão, leite e arroz integrais, peito de frango e carne vermelha. Algumas das fontes de cobre são: ostras, lulas, siris, amendoim, nozes, amêndoas, sementes de girassol, passas, feijão, grãos-de-bico e lentilhas.

– O Cálcio deve ser consumido com moderação, na mesma refeição que contenha ferro, durante o período de anemia, pois, o cálcio pode diminuir a absorção de ferro em até 60%.

– Fibras em grande quantidade podem diminuir da absorção de ferro se consumido juntos.

– Taninos e Fitatos são compostos químicos que tornam o ferro insolúvel e impedem sua absorção. Por isso, é importante não consumir alimentos como pães e massas integrais, café, chá preto ou chá mate na mesma refeição que contenha ferro.

Fonte: Minha Vida

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