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As propriedades do tomate

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O tomate, conhecido como leguminosa, na verdade é uma fruta cheia de nutrientes importantes para a saúde. A fruta é rica em licopeno, antioxidante que neutraliza os radicais livres e atua no rejuvenescimento da pele. Além disso, o tomate é rico em vitamina A, que auxilia a visão e o sistema imunológico, e vitamina C que ajuda a regular o colesterol e fortalecer os vasos sanguíneos. O tomate contém ainda magnésio, sódio, potássio e cálcio.

Consumir tomate 4 vezes por semana diminui o risco de ter câncer de pulmão e próstata. O tomate ajuda a prevenir diabetes, AVC e infecções, contribui para uma boa coagulação sanguínea, protege o cérebro, fortalece os ossos e os músculos.

Para aproveitar todos os benefícios do tomate é preciso saber consumi-lo corretamente. Para limpar o tomate, lave em água corrente, deixe de molho em hipoclorito de sódio para desinfetar o fruto, deixando-o livre de bactérias, e depois enxague em água filtrada. Pode ser utilizado vinagre também.

É possível consumir o tomate de várias formas: cru em saladas, molhos e até em sucos. Para molhos, ou consumo imediato, os tomates bem vermelhos são os mais indicados. O tipo Caqui para saladas, e o tipo Italiano para os molhos.

Veja uma receita de suco de tomate rico em fibras:

Bater no liquidificador:

1 tomate maduro picado com casca

1 copo de 200 ml de água

Uma pitada de sal

Para aproveitar os nutrientes, o suco deve ser tomado na hora, sem coar, até uma vez por dia. O sabor ganha acrescentando manjericão, hortelã, gotas de pimenta ou uma colher de chá de suco de limão.

Para pessoas que praticam exercícios físicos, o suco ajuda pois é isotônico e energético.

Fonte: Universo Jatobá