Bruxismo é um distúrbio, em que a pessoa aperta ou range os dentes enquanto dorme, podendo produzir som ou não. Se o episódio ocorrer durante o dia é chamado de briquismo.
Causa
Não há uma causa definida, mas sabe-se que o bruxismo está relacionado a fatores genéticos, estresse, ansiedade, tensão e até problemas de oclusão ou fechamento incorreto da boca.
Grupos de risco
15% das crianças têm bruxismo, mas pessoas de todas as faixas etárias e de ambos os sexos podem ser acometidas pelo problema.
Sintomas
- Zumbidos no ouvido;
- Alterações do sono;
- Dor no ouvido, pescoço e nos músculos da face;
- Estalos ao abrir e fechar a boca;
- Dor de cabeça;
- Dor mandibular;
- Amolecimento dos dentes.
Diagnóstico
Geralmente, o problema é descoberto quando alguém presencia o episódio de bruxismo enquanto a pessoa dormia e relata o fato, ou quando os sintomas se manifestam e o paciente procura um médico ou odontologista.
A polissonografia pode ser solicitada para avaliar o grau de bruxismo, sendo um exame importante para definição do tratamento.
Tratamento
Ainda não existe cura para o bruxismo mas para tratar o distúrbio podem ser utilizados medicamentos para ansiedade e placas de silicone ou acrílico moldadas no formato da arcada dentária da pessoa para restringir os movimentos, reduzir o atrito e proteger os dentes.
Dicas
- Ir ao odontologista periodicamente;
- Não apertar os dentes em situações complicadas;
- Evitar chicletes;
- Evitar mastigar objetos duros, como tampas de canetas e lápis;
- Praticar exercícios regularmente para controlar o estresse e a ansiedade;
- Utilizar a placa interoclusal para dormir e durante o dia, sempre que possível, se o problema se manifestar nesse período.
Fonte: Drauzio Varella