O chá de hibisco é feito com o cálice do botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa. A bebida contém substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. O chá tem ação diurética que impede a retenção de líquidos, além disso, evita o acúmulo de gorduras, especialmente na região da barriga e quadris. O chá ajuda controlar os níveis de colesterol, pois tem efeito cardioprotetor e vasodilatador, então aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL), triglicerídeos e controla a pressão arterial.
O chá de hibisco contém:
– Vitamina B2: auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos.
– Vitamina B1: é benéfica ao cérebro.
– Ferro: atua no transporte de oxigênio e previne anemia, dor de cabeça e cansaço.
– Vitamina A: com ação antioxidante, favorece a visão, o sistema imunológico, a pele e os ossos.
– Vitamina C: favorece a imunidade, protege contra doenças dos olhos e cardiovasculares, além de prevenir o envelhecimento da pele.
A quantidade recomendada para o consumo do chá é de um copo de 200 ml. Para cada copo deve ser utilizado a uma colher de chá da flor seca, ou dois a três pacotinhos de chá.
Ao preparar o chá deixe a água ferver e depois adicione as flores. Mantenha o chá no fogo por três minutos e depois sirva.
Para quem pretender emagrecer, pode misturar o chá de hibisco com um alimento termogênico, como por exemplo, o chá verde.
O consumo do chá não é indicado para gestantes e lactantes pois pode interferir na estrutura dos genes do bebê.
Deve-se consumir o chá com moderação para que não haja desidratação devido à sua ação diurética.
É possível encontrar o extrato seco da flor de hibisco em lojas de produtos naturais.
Fonte: Minha vida