As festas de fim de ano são momentos de divertimento e alegria. Nessa época as pessoas costumam fazer algumas concessões nos seus hábitos, mas exagerar nas comemorações pode prejudicar a saúde.
Confira algumas dicas para aproveitar as festas com mais saúde.
– Evite exagerar nos pratos de fim de ano
Na Ceia repleta de diversos pratos saborosos, a tentação é encher o prato além da medida. Além de prejudicar a dieta, essa atitude pode provocar indisposição e desconfortos. Nas festas, as preparações típicas são ricas em gorduras e açúcares e, por isso, levam ao maior consumo de calorias”, explica a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella.
Comer demais sobrecarrega o sistema digestivo causando má digestão, refluxo e dores abdominais. Por isso, é importante aproveitar os pratos preferidos, mas comendo em pequenas quantidades.
– Beba com moderação
É comum que as festas de fim de ano tenham diversos tipos de bebidas alcoólicas. No entanto, exagerar no consumo de álcool pode estragar a festa. “Consumir álcool em excesso pode trazer prejuízos para o fígado e, dependendo da pessoa e do organismo, pode resultar até mesmo em um coma alcoólico”, diz o clínico geral do Hospital HCor, Abraão Cury.
A hidratação é fundamental para evitar transtornos. “Antes de começar a tomar as bebidas com álcool, a melhor dica é beber muita água. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com uma de água ou até mesmo de suco. Assim, os efeitos da bebida não aparecem com tanta intensidade e a ressaca do dia seguinte também não”, explica o especialista.
– Durma bem
Muitas pessoas querem aproveitar ao máximo o tempo com as comemorações de fim de ano, e acabem dormindo muito pouco nessa época. Como consequência, a concentração, o equilíbrio e a imunidade são prejudicados. “As pessoas que não dormem o número de horas adequado deixam o sistema imunológico mais fraco e, consequentemente ficam mais suscetíveis à doenças, como a gripe”, diz o clínico. Dormir bem, para quem precisa dirigir, reduz o risco de acidentes.
– Cuidado com o estresse
São muitas as responsabilidades no final de ano, no entanto, o acúmulo de tarefas pode gerar ansiedade e estresse. O estresse de final de ano também precisa ser saudável. Quando ele passa dos limites, o organismo pode reagir, seja com crises alérgicas e até com problemas no estômago, por exemplo”, diz o médico. “Se sentir cansaço, é melhor relaxar, e fazer o possível para aliviar o estresse.”
Fonte: Minha Vida