Roncar pode ser sintoma de vários problemas de saúde, e ainda prejudica o sono de quem dorme no mesmo ambiente. Conheça alguns fatores que favorecem o ronco:
– Peso: estar acima do peso causa uma propensão maior ao ronco. A gordura localizada na região do pescoço prejudica a passagem de ar devido ao estreitamento da faringe.
– Apneia do sono: o ronco é o sintoma mais presente da apneia do sono. A apneia do sono é a interrupção da respiração devido ao estreitamento das vias aéreas, o que causa a redução da oxigenação do sangue.
– Consumo de álcool: consumir álcool e tranquilizantes relaxa a musculatura do corpo. Por isso, mesmo quem não ronca habitualmente, pode roncar quando bebe.
– Alergias respiratórias: rinite alérgica e nariz entupido contribuem para o ronco. Tratar a alergia é a solução neste caso.
– Dormir de barriga para cima: essa posição causa a retração da língua para trás, o que estreita a passagem de ar. O ideal é dormir de lado para evitar a obstrução.
– Posição dos dentes: o alinhamento dos dentes pode favorecer o ronco. Esse problema pode ser decorrente da respiração bucal. Neste caso é preciso procurar o dentista e o otorrinolaringologista, para tratar a raiz do problema.
– Problemas anatômicos: no caso de desvio de septo nasal a cirurgia é a solução para o ronco. Há ainda outros problemas como amígdalas e adenoide aumentadas.
– Use dilatador nasal: o método é apenas um paliativo, em todo o caso, deve-se procurar um médico.
Fonte: Minha Vida