De acordo com uma pesquisa realizada na Finlândia, publicada no início deste ano no Circulation, periódico da Associação Americana do Coração, viver uma infância com estabilidade emocional e viver experiências psicológicas positivas diminui o risco de doenças cardiovasculares durante a vida adulta.
O estudo avaliou aproxidamente 3.500 crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos de idade, levando em consideração aspectos como o nível socieconômico, estabilidade emocional, hábitos de saúde dos pais, ocorrência de fatos estressantes e problemas de comportamento.
Os participantes desta pesquisa, 27 anos depois, os quais estão em uma faixa de 30 a 45 anos de idade, foram avaliados novamente tendo sua saúde cardiovascular avaliada, levando em consideração fatores de risco para problemas no coração como taxas de colesterol e açúcar no sangue, hipertensão, excesso de peso, tabagismo e diabetes.
Segundo os resultados das pesquisas, crianças que têm maior bem estar, como estabilidade emocional e financeira em casa, cultivo de hábitos saudáveis e menores problemas de comportamento (como agressividade e impulsividade) são menos propensas a sofrer de problemas cardiovasculares quando adultas. Ainda, pessoas com experiências positivas na infância e na adolescência apresentam probabilidade de 14% a mais de chance de ter um peso saudável na vida adulta, 12% a menos de se tornarem fumantes e 11% a menos de sofrerem com taxas elevadas de açúcar no sangue quando mais velhas.
Fonte: Veja