Com o passar do tempo, o corpo passa por várias mudanças.
Geralmente, após a menopausa, as pernas das mulheres perdem o viço e passam a ficar mais flácidas e ressecadas, devido a diminuição do estradiol, hormônio que estimula a produção de colágeno e mantém a hidratação da pele.
O investimento em produtos se torna necessário para manter as pernas em boa forma, como produtos que contêm ureia e lactato de amônio em sua composição. Após os 50 anos de idade, não é qualquer hidratante que servirá mais para essa idade.
Outra medida é evitar banhos longos e com água muito quente, como também não ensaboar regiões das pernas e regiões mais secas todos os dias.
Veja outros cuidados com as pernas, após os 50 anos de idade:
Caminhada ou Pedalada
Mesmo com perda da massa muscular, é necessário investir em atividades físicas, podendo ser exercícios aeróbicos simples, como a caminhada ou a pedalada.
Agachamento
Encoste as costas em uma parede ou coluna e agache até que suas pernas forme um ângulo de 90º em relação ao seu tronco. Não é necessário fazer muitas repetições, mas procure ficar de 20 a 30 segundos agachada de cada vez.
Agachamento com bolas
Coloque uma bola entre as pernas e, com intervalos de cinco segundos, pressione a bola com as pernas, por cerca de 2 segundos cada.
Abre e fecha de pernas
Enrole uma faixa elástica de exercícios, chamada thera band, nas pernas. Então, pressione as pernas para fora, de modo a tentar abri-las. Faça três tentativas e, em seguida, descanse por 5 segundos.
Agachamento na bola de pilates
Coloque a bola entre você e a parede. Desça e suba lentamente. Não é necessário descer muito, já que nesse caso o agachamento é mais curto. Comece com poucas repetições e, com o tempo, aumente a série.