Capitais e Regiões Metropolitanas - 4007-1035

Demais localidades - 0800 603.7100

Cuidados com os dentes nos primeiros anos de vida

a

Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento da criança. Ainda nos primeiros meses de vida, a limpeza pode ser realizada, após a amamentação pelo seio ou pela mamadeira, com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa ou soro para remover os resíduos de leite. Dedeiras também podem ser utilizadas, mas é necessário esterilizá-las com a mesma frequência de chupetas e mamadeiras.

Os dentes de leite possuem funções de mastigação, além de serem importantes para a estética da criança. Dessa forma, estes também precisam de cuidados, já que servem de guia para que os dentes permanentes nasçam no lugar certo e de forma saudável.

A primeira visita ao dentista deve ser agendada logo quando os primeiros dentes aparecerem, de preferência com um odontopediatra. Visitas ao dentista devem ser feitas regularmente. O recomendável é a cada seis meses.

A primeira escova

A hora de comprar a primeira escova da criança é quando nascem os dentes dos fundos, já que estes apresentam maior dificuldade na hora da higienização dos mesmos.

O ideal é trocar a escova a cada três meses e não esfregar os dentes da criança com muita força. E, lembre-se, a criança precisa da ajuda de um adulto até aprender fazer a própria higienização bucal de forma adequada e sozinha.

Creme dental

Desde 2009, o Ministério da Saúde, junto com a Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO), recomenda a versão com flúor, já que esta se mostra mais eficiente na prevenção de cáries. Quanto à quantidade, o ideal é o equivalente a um grão de arroz cru.

Dicas para cuidar dos dentes das crianças

* Ainda na primeira visita ao dentista, é importante que os pais conversem com o especialista sobre os hábitos das crianças.

* Na hora de escolher o creme dental para a criança, peça ajuda do especialista.

* A criança deve ser estimulada a cuspir para adquirir o reflexo o mais cedo possível; e, não engolir o creme dental.

* Restrinja a ingestão de comidas e bebidas com alto teor de açúcar, pois dentes de leite têm esmalte bastante vulneráveis a cáries.

* Escove os dentes das crianças pelo menos três vezes ao dia, de preferência, após as refeições e antes de dormir.

Fonte: Universo Jatoba