Capitais e Regiões Metropolitanas - 4007-1035

Demais localidades - 0800 603.7100

17/10 – Dia Nacional da Vacinação

a

 

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Elas protegem o corpo humano contra vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves. A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda toda a comunidade.

No Brasil existe o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Em mais de 40 anos de existência, o PNI se destacou por ser um dos melhores programas de imunização do mundo e vem atuando na prevenção, no combate e erradicação de doenças.

Atualmente, o Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população através do SUS, disponibilizando mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas.

É importante destacar que as vacinas são necessárias em todas as faixas etárias, da infância à terceira idade e também para grupos específicos, como gestantes, profissionais de saúde, pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas (renais crônicos, soropositivos, oncológicos…).

Prevenção

Além da erradicação de doenças, o PNI através do Ministério da Saúde realiza campanhas fixas todos os anos para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da vacina, especialmente aos grupos prioritários, entre esses, as crianças.

O esforço para imunizar a população está dando resultados. O Brasil alcançou a erradicação da poliomielite, da varíola e da rubéola (esta última desde 2009). Também foi registrada queda acentuada nos casos e incidências das doenças imunopreveníveis, como as meningites meningocócicas, difteria, tétano neonatal, entre outras.

O CARTÃO VACINAL EM DIA AJUDA A PREVENIR E ERRADICAR DOENÇAS!