Capitais e Regiões Metropolitanas - 4007-1035

Demais localidades - 0800 603.7100

Dormir bem é fundamental para o aprendizado

a

De acordo com pesquisadores da Universidade de Sheffield, o melhor momento para aprender algo parece ser um pouco antes do sono. Tais estudiosos também recomendam que é bom ler histórias para crianças antes delas dormirem.

Especialistas acreditam que o sono é mais importante nos primeiros anos de vida do que em outra idade. Quando bebês, as pessoas dormem a maior parte do tempo quando comparado as outras fases da vida.

Os cientistas de Sheffield fizeram uma experiência com bebês entre 6 e 12 meses de idade, ensinando-os novas tarefas por meio de brincadeiras com fantoches. Metade dos bebês dormiram em até quatro horas de aprendizagem, já os demais não dormiram ou tiraram sonecas curtas (com menos de meia hora).

No dia seguinte, as tarefas foram repetidas e o desempenho dos bebês que dormiram foi bem melhor que os demais. Tais resultados desta pesquisa foram publicados no Proceedings of the National Academy of Sciences.

Segundo Derk-Jan Dijk, professor e cientista do sono na Universidade de Surrey, o sono é muito mais importante em algumas idades que em outras, porém isto é algo que ainda precisa ser fortemente estabelecido. Ainda, Dijk destacou que aprender antes de dormir pode ser positivo, mas estar com sono durante o aprendizado nem tanto.

Fonte: MSN Saúde