Conhecida também como fadiga, a estafa pode atingir crianças e adultos. Cansaço, desânimo se motivo aparente, falta de motivação para fazer algo que gosta, vontade de ir embora ao chegar no trabalho, são sintomas da estafa. O problema pode ter origem física ou emocional, está relacionada à rotina que a pessoa tem, e atrapalha o desempenho nas atividades escolares, de trabalho e o convívio social. Também podem surgir complicações devido à estafa, como, problemas cardíacos, gastrite, ansiedade, fobias e hipertensão.
Estafa Física
A estafa física (periférica) se manifesta por dores no corpo todo e cansaço físico, apatia, falta de ânimo, baixa resistência imunológica ou distensão muscular. Esses sintomas aparecem em decorrência do excesso de desgaste, associado à alimentação inadequada. Para resolver o problema, é preciso uma mudança de hábitos, dando ao corpo o descanso necessário. Quando não tratada pode desencadear problemas como anemia, diarreia, queda de cabelo e prisão de ventre.
Tratamento
- Respeite os limites do seu corpo
- Faça atividades físicas com moderação
- Alimente-se de forma saudável
Estafa Mental
Já a estafa mental (central), que é a mais comum, é mais grave. Pode provocar azia, insônia, irritabilidade, choro com facilidade, falha de memória, angústia e tristeza profunda, palpitação, diminuição do desejo sexual. A estafa mental pode causar até dor física, e prejudica o equilíbrio psicológico e físico. Ocorre devido à grande soma de responsabilidades e tensões que a pessoa acumula no dia a dia.
Tratamento
Parar e relaxar é fundamental para prevenir e tratar a estafa mental. Outros cuidados:
- Saiba definir prioridades
- Não leve os problemas do trabalho para casa
- Resolva um problema de cada vez
- Seja bem-humorado
- Não faça muitas tarefas ao mesmo tempo
- Procure conversar sobre seus problemas com amigos ou um profissional
- Aproveite os momentos de lazer e relaxe
Estafa não é estresse
Estresse é como uma forma crônica da fadiga. Os sintomas do estresse são mais intensos, e persistentes e o tratamento também é diferente.
Algumas doenças podem ser provocadas pela estafa, como doenças emocionais, gastrointestinais, e doenças do coração. Faz-se importante salientar que o médico deve ser procurado para o diagnóstico correto.
Fonte: Minha Vida