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Estratégias para controlar o colesterol

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O colesterol é um tipo de gordura natural do corpo responsável por muitas ações importantes no organismo. Mas, quando este elemento é encontrado em um nível muito elevado, cuidados com a saúde do coração devem ser redobrados.

A maior causa de elevação de colesterol é por meio da ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, principalmente os de origem animal.

Saiba de algumas estratégias para evitar altos níveis de colesterol no organismo.

CONSUMA ÔMEGA-3

O ômega-3 diminui o risco de placas de gordura formadas pelo colesterol alto, por ser um ácido graxo com função anti-inflamatória. Este elemento pode ser encontrado em peixes, principalmente na sardinha e no salmão. Ainda, o ômega-3 colabora na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).

EVITE ALIMENTOS RICOS EM GORDURA SATURADA

Alimentos ricos em gordura saturada, como carnes gordas (como a picanha), leite integral, queijo amarelo, presunto e manteiga, têm maior concentração de colesterol ruim em sua composição. Então, dê preferência a versões menos gordurosas destes alimentos, como carnes brancas e leite desnatado.

PRATIQUE EXERCÍCIOS

Mesmo que de forma indireta, a atividade física reduz o nível de colesterol ruim e protege as artérias.

Exercícios físicos aceleram o metabolismo e, consequentemente, incentivam a ação de enzimas que elevam a concentração de colesterol bom no sangue.

O ideal é praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana, ao menos 30 minutos em cada dia.

ELEVE A INGESTÃO DE FIBRAS

Fibras ajudam na absorção intestinal das gorduras, colaborando para que o organismo elimine mais gordura do que absorve, consequentemente, contribuindo para o controle dos níveis de colesterol ruim no organismo.

Leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico), aveia, chia e caqui são exemplos de alimentos ricos em fibras.

PARE DE FUMAR

O ato de fumar, em si, não faz com que níveis de colesterol ruim no sangue sejam elevados. Mas, componentes encontrados no cigarro, como a nicotina, deterioram as paredes das artérias e facilitam o fixamento do colesterol nelas. Ou seja, o cigarro acelera e agrava o processo de formação das placas de gordura.

Saiba a diferença entre o colesterol bom e o ruim!

O colesterol ruim ou LDL participa da formação de placas de gordura que obstruem a artéria. Por outro lado,  o colesterol bom ou HDL retira o colesterol dos tecidos e transporta para o fígado, onde é eliminado.

Fontes:
Veja
Sua dieta
ZH Vida

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