Hálito é o odor que sai pela boca. Quando a pessoa expira um cheiro ruim pela boca, chamamos de mau hálito, ou halitose. O problema pode ser sintoma de desordens no organismo, inclusive doenças.
Como as pessoas, frequentemente não sentem seu próprio hálito, é preciso o aviso de uma pessoa próxima para se detectar o problema.
Muitas pessoas pensam que o mau hálito vem do estômago, mas a halitose pode ter várias causas. Em 90 a 95% dos casos o problema tem origem na boca. Veja algumas causas:
– Saburra lingual: placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada, que fica no fundo da língua. Aparece devido à falta de saliva, geralmente.
– Dentes semiinclusos
– Excessos de tecido gengival
– Feridas cirúrgicas
– Cárie aberta e extensa ou profunda
– Próteses mal adaptadas
– Abscessos
– Estomatites
– Miíase
– Cistos dentígeros
– Câncer de boca
– Jejum por longo tempo
– Consumo de alimentos de odor forte
– Diabetes não descompensado
– Hipoglicemia
– Alterações hepáticas, renais e intestinais
Fatores de risco
Alguns fatores podem facilitar o aparecimento do mau hálito. São eles:
– Respirar pela boca
– Doenças em gengiva
– Pouca saliva
– Infecções de garganta
– Doença dos rins
– Doenças no fígado
– Constipação intestinal
– Dieta severa
– Depressão
– Tabagismo
– Consumo de álcool
Ao ser avisado por um amigo é importante consultar um odontologista. Podem ser feitos exames físicos, análise do fluxo salivar, além de perguntas específicas. Em outros casos pode ser necessária a realização de exames de sangue e endoscopia.
Os exames para diagnóstico incluem exame físico do paciente, análise do fluxo salivar, questionários específicos e, em casos mais raros, exames de sangue e endoscopia. Mas para prevenir o problema uma boa medida é manter uma boa higiene oral, limpando inclusive a língua. Além disso, deve-se lembrar que os antissépticos bucais não resolvem o problema, apenas servem como método paliativo.
Fonte: Minha Vida