O aumento de casos de febre amarela gerou diversas dúvidas e muitas pessoas estão indo às unidades de imunização. Confira abaixo, informações colhidas em entrevista com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, dra. Carla Domingues:
Esquema de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde:
A vacinação contra a febre amarela ocorre em duas doses, tanto para adultos como para crianças. Após as duas doses, a pessoa está imunizada por toda a vida.
Na infância a vacinação deve ocorrer aos nove meses e aos quatro anos de idade. Já os adultos que não tomaram as doses na infância, precisam tomar a vacina e, 10 anos depois, tomar a segunda dose.
No entanto, pessoas que não vivem em áreas de risco ou não vão viajar para áreas que tem recomendação de vacinação, não precisam procurar o serviço de imunização.
Os adultos que já tomaram a primeira dose da vacina a menos de 10 anos, não precisam se preocupar em antecipar a segunda dose.
Para pessoas que não sabem se já tomaram a vacina ou não, recomenda-se procurar o serviço médico que frequentam para tentar conseguir o histórico de vacinação. Caso isso não seja possível, deve-se tomar as vacinas normalmente, a segunda dose apenas após 10 anos da primeira.
A dra. Carla Domingues também lembra que não é necessário tomar uma terceira dose da vacina. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma única dose para toda a vida. O Brasil, buscando uma maior segurança, adota o esquema de duas doses.” Explica.
Contraindicações
A vacina não é recomendada para os seguintes grupos:
Ø Crianças menores de seis meses
Ø Idosos acima dos 60 anos
Ø Gestantes
Ø Mulheres que amamentam crianças de até seis meses
Ø Pacientes em tratamento de câncer
Ø Pessoas imunodeprimidas
Se a pessoa residir ou for viajar para locais onde existam epidemias da doença, o médico deve avaliar o benefício e o risco da vacinação para essas pessoas.
Para turistas
Tanto para estrangeiros como para brasileiros é recomendado se vacinar pelo menos 10 dias antes da viagem para locais em que há recomendação de imunização. Esse é o tempo que a vacina leva para criar anticorpos, protegendo a pessoa da doença.
Vacinação conjunta
A vacina da febre amarela não deve ser aplicada ao mesmo tempo que a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela).
No caso de precisar atualizar essas vacinas, a criança deve tomar a vacina da febre amarela e agendar a vacina tríplice viral ou tetra viral para 30 dias depois.
Fonte: Drauzio Varella