Capitais e Regiões Metropolitanas - 4007-1035

Demais localidades - 0800 603.7100

Tímpano perfurado

a

A membrana do tímpano é uma película de proteção que fica entre a orelha externa e a orelha média, cavidade preenchida por ar, onde ficam os ossículos da audição. A captação do som ocorre pela vibração da membrana do tímpano. Para que todo o processo corra bem, a pressão do ar dentro da orelha deve ser a mesma pressão da atmosférica externa.

Problemas como rinite e adenoide aumentada podem entupir a tuba auditiva e prejudicar a ventilação da orelha. Durante viagens de avião ou mergulho a pressão atmosférica muda, e quando a mudança é muito brusca a orelha pode não conseguir equilibrar a pressão interna, o que pode causar o rompimento da membrana do tímpano.

O tímpano também pode ser perfurado em consequência de infecções, substâncias ácidas, água quente ou de objetos que são introduzidos na orelha, como cotonetes.

Tratamento

O rompimento do tímpano favorece a entrada de bactérias, por isso, se houver infecção o tratamento é feito com antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios por causa da dor intensa.

A principal recomendação é evitar que o tímpano perfurado tenha contato com água. Para isso, na hora do banho deve-se introduzir um algodão molhado com óleo de amêndoas que impede o contato com a água.

Já a mudança de pressão atmosférica não causa alterações pois a pressão da orelha média fica igual a pressão atmosférica quando o tímpano está perfurado.

Em alguns meses o tímpano fecha naturalmente, caso contrário, pode ser necessária uma cirurgia.

Fonte: Minha Vida