No início do semestre levito, além da dificuldade com o relógio biológico, que precisa se acostumar à rotina de aulas, os estudantes precisam carregar o peso dos materiais escolares, e se não forem tomados cuidados, a mochila pode causar danos à coluna.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% das pessoas sentem dor nas costas, problema que pode ter sido originado na infância e adolescência. Não é apenas o peso da mochila que influencia nos problemas da coluna, o tamanho da mochila e a forma como ela é carregada causam dor cervical, dor lombar próximo à cintura, dor de cabeça, dormência ou dores nos braços, podendo originar postura incorreta e desvios na coluna. Esses problemas podem acompanhar a pessoa por toda a vida prejudicando sua mobilidade.
Confira dicas de como amenizar a situação:
– A mochila deve ter, no máximo, 10% do peso da criança ou adolescente.
– É importante utilizar as duas alças da mochila. Quando a pessoa usa apenas uma alça o peso sobrecarrega apenas um lado do corpo.
– Arrumar os materiais mais pesados no fundo da mochila e mais próximos ao corpo.
– A mochila deve ser posicionada 8 cm acima da cintura para não prejudicar a coluna.
– Ao pegar a mochila do chão, suspender com as duas mãos, mantendo a coluna reta e flexionando os joelhos se necessário for. Depois vestir uma alça, apoiar a mochila no quadril e só então vestir a outra alça.
– A mochila com rodas deve ser puxada alternado os braços para não sobrecarregar apenas um lado. O cabo deve ser proporcional à altura da criança e é interessante que a escola não tenha muitos degraus. Para crianças pequenas, as rodas maiores rolam melhor em diferentes terrenos.
– O tamanho da mochila deve ser proporcional à criança, não deve ultrapassar a cintura ou os ombros.
– As alças da mochila devem ser reguláveis e devem ter, no mínimo, 4 cm de largura.
– O cinto abdominal ajuda a criança a equilibrar o peso da mochila.
– Durante o tempo em que estiver no ônibus ou metrô, é importante tirar a mochila das costas e segurá-la com as mãos ou coloca-la no chão.
– Exercícios físicos ajudam a fortalecer os músculos das costas para suportar melhor o peso.
Fonte: Ortopedia e Saúde