A trombose acontece quando se formam coágulos de sangue no interior de um vaso sanguíneo, geralmente nas pernas. O problema atinge homens e mulheres e torna-se mais grave se o coágulo se desprende e cai na corrente sanguínea, processo chamado de embolia que pode causar lesões graves.
Fatores de risco para a trombose
– Ficar muito tempo sentado ou em pé, como fazer longas viagens ou dirigir por muito tempo: quando os músculos da panturrilha não se contraem, a circulação do sangue fica prejudicada.
– Gravidez: a pressão sobre as veias da pélvis e das pernas aumenta. Mas o risco é para as mulheres pré-dispostas ao problema.
– Infecções gastrointestinais
– Uso de anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal
– Insuficiência cardíaca
– Obesidade
– Tabagismo
– Idade: mais comum em pessoas acima dos 60 anos, porém, pode acometer jovens.
Sintomas
Nem sempre a trombose tem sintomas, mas os mais comuns são:
– Dor nas pernas: especialmente nas panturrilhas. Pode chegar até o pé e o tornozelo.
– Sensação de queimação na região afetada.
– Mudanças na cor da pele que fica vermelha ou azul.
– Inchaço
O médico poderá solicitar exames para detectar a trombose, como ultrassom, exames de sangue, venografia, tomografia e exames de ressonância magnética.
É importante procurar um especialista se forem percebidos os sintomas. Quando não tratada a trombose pode tornar-se mais grave.
A melhor forma de prevenir a trombose e ter hábitos saudáveis, como não fumar, praticar atividades físicas, e alimentar-se de maneira correta.
Fonte: Minha Vida, Universo Jatobá