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Truques de culinária para quem tem diabetes

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Substitua o achocolatado: Quando for preparar um bolo de chocolate, ao invés de achocolatado, adicione cacau em pó. Além de tornar a sobremesa mais saborosa, uma coloração bonita é assegurada, e ainda há economia nas porções açucaradas que alguns produtos costumam trazer. De qualquer maneira, vale se atentar para o teor de carboidrato do substituto. Sempre olhe os rótulos!

Abuse das claras: Troque um ovo inteiro por duas claras. A parte branca do ovo interfere na consistência e reduz seu teor de colesterol. Diabéticos devem ter uma atenção redobrada para esta gordura, já que o excesso dela é acusado de ocasionar problemas para as artérias.

Inclua os cítricos: O ácido cítrico, substância encontrada em frutas como a laranja e o limão são grandes estrelas da cozinha diet. Especialistas explicam que nossas papilas gustativas são mais sensíveis aos sabores ácidos e, por isso, aquele gosto peculiar dos edulcorantes acaba mascarado. Sempre que a receita permitir, evite expor esses frutos a altas temperaturas. Dessa maneira, uma pitada extra de vitamina C é garantida, colaborando para o fortalecimento das defesas do organismo.

Emagreça a receita: Para reduzir o teor de gordura, é possível substituir parte do creme de leite por uma mistura de leite desnatado (uma xícara), amido (uma colher) e margarina light (uma colher). Tais ingredientes devem ser cozidos até atingir a consistência de creme.

Aposte na aveia: A aveia possui uma fibra solúvel chamada betaglucana, a qual consegue arrastar o colesterol para fora do organismo, afastando, dessa forma, o perigo das placas de gordura.

Incremente com a canela: O uso dessa especiaria, além de dar sabor e aroma aos pratos, pode moderar a vontade de comer guloseimas. Isto é o que cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, garantem. De acordo com um estudo realizado com um grupo de voluntários, os cientistas suecos afirmam que a demora no esvaziamento do estômago após a ingestão de canela é um sinal de que ela contribui para a saciedade.

Coloque farelo: Tal ingrediente, que pode vir de cereais como o trigo, colabora para o equilíbrio das taxas de açúcar no sangue, graças à sua enorme quantidade de fibras.

Recheie com doce de leite diet: É possível encontrar o doce de leite diet prontinho para consumo em qualquer supermercado. Porém, para o doce de leite diet ficar com uma textura de recheio de bolo, junte-o com pudim de caixinha diet sabor baunilha. Dica: Prepare o pudim seguindo as instruções da embalagem e depois misture-os para incrementar a massa.

Tire vantagem do vinagrete: O popular vinagrete pode entrar em sanduíches preparados com carnes magras, rosbife ou pastas frias e patês. A vantagem desta medida é que esse ingrediente recheia o lanche com substâncias protetoras, que caem numa boa em qualquer dieta. Além disso, vegetais crus aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento intestinal.

Preste atenção na dose: O abuso de adoçantes só dá a qualquer receita uma pitada de sabor de remédio, o que até pode fazer você ganhar peso. Isso porque alguns edulcorantes artificiais contêm as mesmas calorias do açúcar, ou seja, 4 por grama. Sem contar que quanto mais a gente consome, mais o cérebro vai querer se fartar com gostosuras adocicadas.

Tempere com ervas: Alguns temperos a base de ervas oferecem compostos que protegem a integridade das células e combatem inflamações.

Mexa direito os ingredientes: Evite que o bolo fique solado. Para isso, bata a margarina e só depois os ovos. Após formar um creme, coloque o leite e mexa a mistura levemente. Caso isso seja feito muito rápido, o ar preso ali vai embora e com ele o volume! Depois de peneirar as farinhas e o fermento, junte-os manualmente usando um fuê ou o próprio batedor da batedeira. Nunca bata a farinha nesse aparelho, e sim com as mãos, levemente, devagar.

Opte pelo fermento certo: Procure na lista de ingredientes presente no rótulo do fermento o nome de uma substância chamada pirofosfato de sódio. Tal substância aparece sempre ao lado de bicarbonato, e juntos eles têm ação mais potente e fazem o bolo crescer. Quando a receita não leva açúcar, é importante contar com um fermento químico bastante eficaz.

Bote uma pitada de sal: O sal é o tempero número 1 da cozinha contra o gosto residual da maioria dos edulcorantes artificiais utilizados para fazer bolos, tortas e outras massas diet. Acrescente uma pitada de sal durante a preparação (antes de a receita aterrissar no forno). Mas, não erre a mão! O excesso de sal serve de estopim para o aumento da pressão arterial.

Fonte: M Mulher

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