O segredo para não ficar com os dentes manchados é a prevenção. Ir ao dentista de seis em seis meses para a remoção de tártaro e escovar os dentes devidamente para evitar o acúmulo de placa bacteriana são algumas ações fundamentais.
Veja 10 alimentos que mancham os dentes.
Açaí: deve ser evitado por quem almeja dentes branquinhos. A cor forte e escura do açaí pode manchar os dentes, se seu consumo for em excesso.
Beterraba: a beterraba é muito pigmentada e pode manchar os dentes.
Blueberry (ou mirtilo): tem muito pigmento e até receitas de tortas e sucos preparados com mirtilo podem manchar os dentes.
Café: os dentes podem se tornar permeáveis a algumas substâncias, como alimentos pigmentados e corantes. O café pode manchar os dentes de acordo com a frequência de consumo.
Catchup: a coloração vermelha do catchup pode alterar a pigmentação dos dentes.
Chá: O consumo abusivo de chá pode manchar os dentes por conta de seu corante natural. Alguns dizem que até as versões claras podem alterar a pigmentação dos dentes.
Shoyu: o shoyu (molho de soja) é escuro e ácido, uma combinação perfeita para corroer e manchar os dentes.
Vinho: O vinho, além de ter substâncias pigmentadas, tanino e cromogênio, é muito ácido, podendo contribuir para a desmineralização dos dentes. Por esse motivo, até o vinho branco mancha e deve ser tomado com moderação.
Suco de uva: O suco de uva segue o mesmo princípio do vinho. Dica: para manchar menos os dentes, aconselha-se tomar suco de uva (e outras bebidas que mancham os dentes) com canudo.
Refrigerante: os refrigerantes são ácidos e cheios de açúcar. Dessa maneira, corroem os dentes e os deixam predispostos à cáries, além de manchá-los.
Fonte: Yahoo!