Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Ainda de acordo com o estudo, a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos.
Estima-se que, atualmente, cerca de 400 milhões de pessoas sofram com a doença. O diabetes é uma epidemia global e o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países com o maior número de casos. Dados também apontam que aproximadamente 50% dos casos de diabetes entre adultos não são diagnosticados.
Vários fatores desempenham papel importante para este crescimento em países em desenvolvimento: obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada. Além disso, as complicações como: retinopatia, doença renal do diabetes, amputações, infartos e derrames ainda são frequentes embora dados de mortalidade tenham apresentado uma queda discreta.
No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes e visa suscitar o debate sobre a doença para que o aumento alarmante dos casos de diabetes seja estagnado.
Prevenção e controle
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do Diabetes são: obesidade, ingestão de açúcar e gordura em excesso, sedentarismo, histórico familiar, idade, estresse e alcoolismo.
A prevenção do Diabetes, para quem tem um ou vários destes fatores de risco, mas não tem ainda o diagnóstico da doença, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico. Porém, para quem já tem esse diagnóstico é necessário entender a doença e realizar o controle através da prática de atividade física, alimentação e monitorização periódica dos níveis glicêmicos.
Sinais de alerta
• Aumento de sede ou fome;
• Dificuldade de cicatrização;
• Aumento do volume ao urinar;
• Visão embaçada;
• Diminuição da concentração.
É hora de agir, cuide-se!