Apesar de parecer um exagero, a roupa apertada pode favorecer problemas de circulação, de digestão e problemas da saúde íntima de homens e mulheres. Usar calça jeans muito apertada, por exemplo, impede a correta circulação do sangue causando inchaço nas pernas que sobe gradativamente até a virilha, sensação de formigamento e dor.
Em casos mais graves, é possível que ocorra lesão nos nervos, dependendo do quanto a calça é apertada e de quanto tempo se usa. O tecido também influencia. O jeans, por ser menos maleável, funciona como um torniquete que prejudica a circulação atrás dos joelhos, na virilha e nas coxas. A falta de circulação também pode provocar celulites como efeito secundário.
As pessoas mais magras estão mais vulneráveis aos danos causados pelas calças apertadas, uma vez que o tecido adiposo mais fino não protege tanto as pernas.
Nos homens a calça apertada pode causar dor crônica no testículo, assim como a prática de exercícios com roupas soltas demais. Já a infertilidade masculina é comprovadamente relacionada às altas temperaturas a que os testículos são expostos, temperatura que pode aumentar de acordo com a calça utilizada.
Nas mulheres a calça apertada, que eleva a temperatura e umidade da região íntima, pode aumentar os casos de corrimento e candidíase.
Para homens e mulheres, a calça apertada demais pode causar problemas de digestão, como gases e dificuldade para ir ao banheiro.
É importante estar atento e evitar o uso, por muitas horas, de calças que formam vincos e anéis de compressão, e dar preferência às roupas mais confortáveis.
Fonte: G1