O câncer de próstata é o mais incidente em homens acima de 50 anos de idade. A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino tem como função produzir e armazenar parte do fluido seminal.
Fatores de risco
Idade avançada, acima de 50 anos
Cor da pele, a doença afeta mais homens negros
Histórico familiar de câncer de próstata
Fatores hormonais e ambientais
Maus hábitos alimentares, como ingerir muita gordura e poucos vegetais, verduras e frutas
Sedentarismo
Excesso de peso
Sintomas
A doença se desenvolve lentamente e não causa sintomas incialmente. Em estágios mais avançados, no entanto, causa dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia e a presença de sangue na urina.
Pode provocar também dor nos ossos, especialmente nas costas, quando há metástases, quando o câncer atinge um nível mais grave.
Diagnóstico
É possível diagnosticar o câncer de próstata com o exame físico (toque retal) e o exame laboratorial (dosagem do PSA). Se a glândula ou o PSA estiverem alterados, é realizada uma biópsia para verificar se existe tumor e se ele é maligno. Isso porque os resultados do PSA e toque retal podem dar alterados mesmo que não haja câncer. Por isso, é importante continuar a investigação por meio de uma avaliação médica detalhada e criteriosa. Caso realmente exista o câncer, são feitos exames adicionais para identificar a presença ou não de metástases no corpo.
Tratamento
Dependendo do tamanho e classificação do tumor, assim como da idade do paciente, o médico pode indicar o tratamento mais adequado para cada caso. As opções podem incluir prostatectomia radical (remoção da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.
Dicas
- Ter uma alimentação balanceada
- Praticar exercícios físicos regulares
- Fazer exames preventivos
Confira a idade de início dos exames preventivos para os homens que querem evitar o câncer de próstata:
- A partir dos 50 anos: homens sem risco maior de ter câncer de próstata.
- Aos 45 anos: descendentes de negros ou se têm parentes de 1º grau que tiveram câncer de próstata antes dos 65 anos.
- Se o nível de PSA estiver abaixo de 2,5 ng/mL, repetir o exame a cada 2 anos; Maior que este valor, repetir o exame anualmente;
Fonte: Drauzio Varella