Depressão
Depressão é um distúrbio afetivo que precisa de acompanhamento médico para diagnóstico e tratamento adequado. Uma em cada cinco pessoas no mundo tem depressão em alguma fase da vida, aproximadamente.
Causas
Ao contrário do que muita gente pensa, muitas vezes os fatores psicológicos e sociais são consequência da depressão e não sua causa.
A depressão é uma ampla família de doenças e por isso é chamada de síndrome. Existem diversas evidências de alterações químicas nos cérebros de pessoas deprimidas, principalmente relacionadas aos neurotransmissores: serotonina, noradrenalina e dopamina, esta última em menor proporção.
O estresse também está relacionado como um dos principais desencadeadores da depressão.
A terapia com medicamentos antidepressivos, de modo geral, é o tratamento conservador mais utilizado.
Pode ser necessário utilizar um tratamento de manutenção ou de prevenção para evitar que aconteçam novos episódios. Essa manutenção pode durar anos ou a vida inteira.
A psicoterapia auxilia na prevenção de novos episódios mas não significa que vai curar a doença. A técnica aumenta a compreensão sobre o processo de depressão, auxilia na resolução de conflitos reduzindo o impacto do estresse.
Somente o médico pode receitar o medicamento a dosagem e a duração do tratamento mais adequada para cada caso. A automedicação nunca deve ser uma opção. O tratamento também não deve ser interrompido por conta própria, nem a dose alterada sem o consentimento do médico.
Se o tratamento for feito corretamente há uma melhora do quadro depressivo, com os medicamentos disponíveis o prognóstico é considerado muito bom.
Como prevenir?
- Atividade física diária
- Técnicas relaxantes
- Religiosidade
- Arte-terapia
- Lazer
- Sono de qualidade
- Alimentação saudável e balanceada
- Prevenção de outras doenças e cuidados com a saúde em geral
Fonte: Minha Vida http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao