Há muitas dúvidas sobre os sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya, uma vez que a doença é transmitida pelo mesmo mosquito e apresenta sintomas parecidos.
O Aedes aegypti, que é o transmissor dessas doenças, é um mosquito doméstico. Os surtos de contaminação são mais comuns no verão, que combina altas temperaturas e muitas chuvas, ambiente ideal para sua proliferação.
Há algumas diferenças entre as doenças transmitidas pelo mosquito:
Após a picada do mosquito que transporta os vírus da doença, a pessoa demora entre 3 a 15 dias para manifestar os sintomas no caso da Dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 ou DEN-4). No caso da Chikungunya (CHIKV) de 2 a 12 dias após a picada, e no Zika (ZIKV) de 3 a 12 dias.
As principais diferenças entre os sintomas são:
Dengue: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, falta de apetite, manchas e erupções na pele especialmente na região do tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tontura, cansaço extremo, moleza, dor no corpo, dor nos ossos e articulações e no abdômen.
Chikungunya: dor incapacitante nas articulações, febre, dor nas costas e na cabeça, erupções cutâneas, fadiga, náuseas, vômitos e dores musculares (mialgias).
Zika: tem sintomas mais brandos como febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, na cabeça e atrás dos olhos, conjuntivite, erupções avermelhadas na pele que podem coçar. Há também sintomas menos comuns como dor abdominal, diarreia, constipação e pequenas úlceras na mucosa oral.
Veja as possíveis complicações do Zika vírus, dengue e chikungunya:
Dengue: choque circulatório, hemorragias, hepatite e encefalite. O choque pode provocar várias complicações neurológicas, cardiorrespiratórias, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural, e pode levar a morte.
Zika: complicações de ordem neurológica, como a Síndrome de Guillain-Barré. Nas gestantes há o risco de problema no desenvolvimento do feto, provocando o nascimento do bebê com microcefalia e outras más formações.
Chikungunya: demora para o fim dos sintomas, especialmente as dores articulares. Por isso a pessoa demora várias semanas para voltar às suas atividades cotidianas. Além disso, existe a possibilidade de reativação da doença depois de um período de melhora.
Tratamento
O médico observa os sintomas, mas pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico dessas doenças.
Zika, Dengue e Chikungunya não tem tratamento específico, o que se faz é controlar os sintomas e monitorar o surgimento de complicações. A hidratação é muito importante.
Fonte: Minha Vida