A Osteoporose é caracterizada pela redução progressiva da densidade óssea que causa maior risco de fraturas.
Os ossos estão em constante processo de renovação, porém com o tempo essa renovação diminui, o que torna os ossos mais porosos e menos resistentes. Quando a perda óssea é menor dá-se o nome de osteopenia, quando é maior osteoporose. Neste último, e em casos bastante avançados, fraturas podem ocorrem com impactos leves como um espirro ou tosse.
Geralmente, a osteoporose está associada ao envelhecimento, podendo atingir ambos os sexos, sendo mais frequente nas mulheres após a menopausa, devido à baixa produção do estrógeno.
Fatores de risco para osteoporose
- História familiar da doença;
- Pessoas de pele branca, baixas e magras;
- Asiáticos;
- Deficiência na produção de hormônios;
- Uso de medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
- Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
- Baixa exposição à luz solar;
- Imobilização e repouso prolongados;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Consumo de álcool;
- Certos tipos de câncer;
- Algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.
Inicialmente não há sintomas, por isso a doença só é descoberta em fase avançada, na maioria dos casos.
Diagnóstico
Para diagnosticar a osteoporose o médico pode solicitar uma densitometria óssea, um exame não invasivo. Com esse exame é possível verificar a densidade mineral do osso na coluna lombar e no fêmur.
Prevenção
Como o esqueleto humano se desenvolve até os 20 anos de idade, medidas de prevenção contra a osteoporose devem ser tomadas desde a infância, mas também durante toda a vida. São elas:
- Consumir alimentos ricos em cálcio
- Tomar sol, em horários de baixa radiação solar para aumentar a produção de vitamina D no organismo
- Praticar exercícios físicos, especialmente, para proteger o tônus e a massa muscular, melhorando o equilíbrio, o que evita quedas.
Tratamento
O tratamento tem como objetivo evitar fraturas, reduzir a dor e manter a função. Para isso, é importante conhecer a causa da osteoporose.
Dicas
- Alimentação diária rica em cálcio ajuda a recomposição da estrutura óssea. Ex: leite, queijos, iogurtes;
- Suplementos de cálcio e vitamina D, prescritos por seu médico, podem ser indicados para manter a massa óssea, especialmente para quem consome pouco cálcio ou pega pouco sol;
- Caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr e, principalmente, exercícios com pesos (musculação) mantêm o tônus muscular e previnem a osteoporose; músculos em movimento deixam os ossos mais fortes, reduzindo o risco de quedas e fraturas nas pessoas de idade;
Fonte: Drauzio Varella