A vacinação é uma importante medida para prevenir doenças, protegendo o corpo de vírus e bactérias que podem prejudicar seriamente a saúde. As vacinas são produzidas a partir dos organismos causadores das doenças enfraquecidos ou mortos. Essas substâncias são ingeridas ou injetadas no corpo para provocar a produção de anticorpos pelo organismo.
Efeitos adversos
Algumas pessoas, podem apresentar reações desagradáveis depois de receberem a vacina, mas, geralmente são passageiras e não causam danos graves à pessoa. Podem ocorrer: febre, vermelhidão, dor no local, cansaço, entre outras reações.
Vale destacar que as vacinas são importantes não somente na infância, mas nas demais faixas etárias. Destacam-se os idosos, as mulheres em idade fértil, os profissionais de saúde, as pessoas que moram ou viajam para áreas de risco e outros grupos de pessoas, com características específicas.
No Brasil existe o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde que oferece 25 tipos de vacinas gratuitamente, destacando-se:
- Vacina contra tuberculose (BCG)
- Vacina oral contra poliomielite
- Vacina contra difteria, tétano, coqueluche e meningite (Vacina Tetravalente)
- Vacina contra sarampo, rubéola e caxumba (Tríplice Viral)
- Vacina contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora (Tetra Viral)
- Vacina contra hepatite B
- Vacina contra febre amarela
- Vacina contra HPV
- Vacina contra gripe
- Vacina contra pneumonia
Para ver o calendário de vacinação, clique aqui.
Fontes: Fiocruz