O colesterol é um tipo de gordura natural do corpo responsável por muitas ações importantes no organismo. Mas, quando este elemento é encontrado em um nível muito elevado, cuidados com a saúde do coração devem ser redobrados.
A maior causa de elevação de colesterol é por meio da ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, principalmente os de origem animal.
Saiba de algumas estratégias para evitar altos níveis de colesterol no organismo.
CONSUMA ÔMEGA-3
O ômega-3 diminui o risco de placas de gordura formadas pelo colesterol alto, por ser um ácido graxo com função anti-inflamatória. Este elemento pode ser encontrado em peixes, principalmente na sardinha e no salmão. Ainda, o ômega-3 colabora na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).
EVITE ALIMENTOS RICOS EM GORDURA SATURADA
Alimentos ricos em gordura saturada, como carnes gordas (como a picanha), leite integral, queijo amarelo, presunto e manteiga, têm maior concentração de colesterol ruim em sua composição. Então, dê preferência a versões menos gordurosas destes alimentos, como carnes brancas e leite desnatado.
PRATIQUE EXERCÍCIOS
Mesmo que de forma indireta, a atividade física reduz o nível de colesterol ruim e protege as artérias.
Exercícios físicos aceleram o metabolismo e, consequentemente, incentivam a ação de enzimas que elevam a concentração de colesterol bom no sangue.
O ideal é praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana, ao menos 30 minutos em cada dia.
ELEVE A INGESTÃO DE FIBRAS
Fibras ajudam na absorção intestinal das gorduras, colaborando para que o organismo elimine mais gordura do que absorve, consequentemente, contribuindo para o controle dos níveis de colesterol ruim no organismo.
Leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico), aveia, chia e caqui são exemplos de alimentos ricos em fibras.
PARE DE FUMAR
O ato de fumar, em si, não faz com que níveis de colesterol ruim no sangue sejam elevados. Mas, componentes encontrados no cigarro, como a nicotina, deterioram as paredes das artérias e facilitam o fixamento do colesterol nelas. Ou seja, o cigarro acelera e agrava o processo de formação das placas de gordura.
Saiba a diferença entre o colesterol bom e o ruim!
O colesterol ruim ou LDL participa da formação de placas de gordura que obstruem a artéria. Por outro lado, o colesterol bom ou HDL retira o colesterol dos tecidos e transporta para o fígado, onde é eliminado.