Dormir mais de oito horas por noite aumenta em 46% o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC). Foi o que apontou uma pesquisa publicada na edição online do periódico Neurology, da Academia Americana de Neurologia.
Confira dicas de como evitar um derrame:
– Controlar a pressão arterial: a pressão alta, ou hipertensão é o principal motivo do AVC (isquêmico ou hemorrágico). Tratar a hipertensão reduz em 90% a chance de ter um derrame.
– Praticar exercícios físicos: fazer exercícios reduz o risco de condições que levam ao AVC, como diabetes, doenças do coração, e ganho de peso.
– Controlar o peso: o sobrepeso e a obesidade podem favorecer a hipertensão e o diabetes, que são fatores de risco para um derrame.
– Controlar o colesterol: níveis elevados de colesterol ruim (LDL) no sangue favorecem a formação de placas de gordura nas paredes das artérias. Coágulos podem se formar e levar à ocorrência de AVC isquêmico.
– Tratar o diabetes: a doença é o segundo maior fator de risco para um derrame, pois, favorece o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneo.
Fonte: Veja