O iogurte é um derivado do leite rico em cálcio e fibras. O alimento auxilia a regular o relógio biológico, melhora o equilíbrio da flora intestinal e do organismo. O iogurte é rico em cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco, vitaminas A, B1, B2, B6, B12, niacina e ácido fólico.
O alimento pode ser consumido puro, acompanhado de frutas, ou usado em diversas preparações como molho, salada, vitamina ou mousse. Os iogurtes mais utilizados em receitas são os iogurtes naturais e os desnatados, por serem mais suaves com sabor mais neutro, e também porque têm menos calorias.
Veja as diferenças entre esses dois tipos de iogurte:
– Iogurte Natural: possui sabor suave, e tem todos os nutrientes do leite como proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Além disso, melhora o trânsito intestinal.
– Iogurte desnatado: além proporcionar as mesmas vantagens que o iogurte natural, conta com o benefício de ser menos calórico. Com menos gordura que a versão natural, é interessante para pessoas que precisam controlar o colesterol e para aquelas que fazem dieta.
Vale lembrar que consumir iogurte durante a infância e adolescência ajuda a prevenir doenças crônicas, hipertensão arterial, osteoporose e câncer no reto.
Fonte: Minha Vida