Problema muito comum na sociedade atual, o estresse pode prejudicar a mente e o corpo, inclusive a saúde bucal.
O estresse é uma resposta do corpo à situações críticas ou problemas e afeta o organismo e a atitude de uma pessoa. Pode-se dividir o estresse em quatro categorias: eustresse, distresse, hipoestresse e hiperestresse.
– Eustresse: estresse positivo. Esse tipo de estresse motiva e ajuda a pessoa a concluir seu trabalho, por exemplo.
– Distresse: estresse negativo que causa medo, frustração e raiva.
– Hipostresse: produz tédio e desespero. Acontece quando a pessoa não está com estresse positivo.
– Hiperstresse: ocorre quando a pessoa se esmera em excesso para cumprir prazos.
Quando as pessoas ficam estressadas têm mais propensão a hábitos negativos e isso pode influenciar sua saúde bucal. São atitudes como fumar e consumir álcool que são fatores de desenvolvimento das doenças periodontais.
Além disso, o estresse interfere na higiene bucal. 56% dos participantes de um estudo publicado em 2007 disseram ter tido dificuldade de escovar os dentes e usar fio dental devido ao estresse. O hormônio cortisol, liberado pelo estresse, se acumula no organismo e pode provocar doença periodontal.
O estresse também pode causar os seguintes problemas bucais:
– Afta: feridas na boca causadas por vírus, bactéria e problemas no sistema imunológico.
– ATM/Bruxismo: a articulação temporomandibular pode ser afetada. O estresse também causa o hábito de ranger e apertar os dentes durante o dia ou durante o sono.
– Boca seca: o estresse e alguns medicamentos podem reduzir o fluxo salivar.
– Gengivite: diversas pesquisas revelam que pessoas estressadas tem sua capacidade de realizar uma boa higiene bucal prejudicada.
O estresse pode ser aliviado com a adoção de uma dieta nutritiva, horas de sono adequadas, e exercício físico para diminuir a tensão.
Fonte: Minha Vida