Diverticulite é a inflamação dos divertículos na parede interna do intestino. A causa do problema ainda não foi comprovada, mas sabe-se que ingerir poucas fibras na alimentação é uma das prováveis causas. A diverticulite é mais comum em pessoas que tem uma dieta rica em arroz branco, pão branco, cereais matinais e outros alimentos refinados.
Fatores de risco:
Idade: acima dos 40 anos
Alimentação pobre em fibras: alimentos processados, carboidratos, e poucas fibras.
Falta de exercício físico
Obesidade
Tabagismo
Sintomas
Os sintomas aparecem de repente e podem piorar em poucos dias. São eles:
Sensibilidade, normalmente na parte inferior esquerda do abdômen
– Inchaço ou gases;
– Febre e calafrios;
– Náusea e vômito;
– Falta de apetite;
Pessoas que tem os divertículos, mas sem a inflamação da diverticulite, costumam ter inchaço e cólicas na parte inferior do abdômen. Já a presença de sangue nas fezes ou no papel higiênico é mais raro.
O diagnóstico é feito através de exame clínico, exames de sangue e exames de imagem, como tomografia. O tratamento da diverticulite é feito de acordo com a gravidade dos sintomas, algumas pessoas podem se tratar em casa seguindo as orientações médicas, mas outras precisam de internação hospitalar, e ainda outras de cirurgia.
Ao se notarem os sintomas o médico deve ser consultado, pois, quando não tratada, a diverticulite pode causar problemas de saúde mais graves como:
– Periontite
– Sangramento retal
– Buraco ou ruptura no cólon
– Abscessos (bolsões cheios de pus)
– Estenose
– Fístula
Fonte: Minha Vida