Rico em vitamina C, o limão é benéfico na prevenção contra o câncer, no fortalecimento do sistema imunológico, como anti-inflamatório natural, na proteção do DNA celular, na redução da pressão arterial e ainda deixa os vasos sanguíneos elásticos e resistentes. Também, por possuir poucas calorias (20 por unidade), é um aliado para pessoas que desejam emagrecer. Ainda, esse fruto ajuda na digestão.
Bom para a digestão!
Mesmo tendo sabor ácido, o limão possui ação alcalinizante no organismo. Mas, o que isso quer dizer? Significa que o limão é ótimo para neutralizar a tendência à acidez no corpo.
O limão também estimula o fígado a produzir mais enzimas digestivas, melhorando a ação da bile (que digere as gorduras), e ainda estimula a função intestinal, ajudando o corpo a eliminar os resíduos com maior eficiência.
O ácido cítrico, presente no suco de limão, ajuda a dissolver os cálculos biliares, os depósitos de cálcio nos vasos sanguíneos e as pedras nos rins.
Por possuir um flavonóide* chamado naringenina, o limão também atua na prevenção da obesidade.
Atua na prevenção de doenças!
Por ser uma excelente fonte de vitamina C e de flavonóides (hesperidina, polifenóis, ácido elágico), com ação antioxidante e imunoestimulante, ajuda o corpo a se defender contra gripes e resfriados.
O fruto contém 22 compostos diferentes que possuem ações anticancerígenas.
Não descarte a casca!
A casca do limão contém tangeretina – um potente fitoquímico que se mostra eficaz na prevenção de distúrbios cerebrais, como a doença de Parkinson.
A tangerenina também ajuda na redução da taxa de colesterol e possui ação antitumoral na leucemia.
Faça uma limonada!
Um limão por dia já é suficiente, mas nada impede o consumo de dois, três, ou mais. Faça uma limonada (lembre-se de que a casca pode ser aproveitada)!
Ainda, o limão é um ótimo tempero para saladas, sopas, pescados e carnes.
Alerta!
Evite chupar limão para não danificar o esmalte dental, por conta do alto conteúdo de ácido cítrico presente neste fruto.
Curiosidade!
No mundo, existem cerca de 100 espécies de limão. No Brasil, as quatro principais são: tahiti, galego, siciliano e cravo.
*Os flavonóides são compostos bioativos com propriedades antioxidante e anti-inflamatório encontrado em grandes quantidades em alguns alimentos.