Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. A depressão pode atingir qualquer pessoa, apesar de o risco ser maior em pessoas com histórico familiar da doença. Maus hábitos também podem favorecer uma crise ou piorar o quadro, como dormir pouco ou persistir em pensamentos negativos. Os sintomas precisam ser observados e a pessoa deve procurar ajuda de um especialista.
Conheça alguns sinais que indicam depressão:
– Dormir pouco: trocar o dia pela noite ou dormir pouco causa desequilíbrios físicos e psicológicos, o que pode desencadear um quadro de depressão.
– Insônia: a insônia está relacionada a problemas orgânicos, como a produção de serotonina, e problemas psíquicos. A insônia também é um critério usado para determinar a ocorrência de depressão.
– Alterações de humor: todas as pessoas têm alterações de humor, mas se o quadro atrapalha a rotina ou a realização de atividades, é bom procurar um especialista.
– Sofrer por antecipação: estar frequentemente ansioso e cultivar pensamentos negativos sobre o futuro pode contribuir para o aparecimento da depressão. Essa tendência é um problema se atrapalha ou se torna paralisante.
– Falta de apetite: se alimentar não é apenas fonte de energia, mas de prazer pelo sabor dos alimentos. A pessoa em depressão deixa de sentir prazer o que prejudica o apetite. Há casos, no entanto, que a fome aumenta, pois, o alimento não atenua sua insatisfação.
– Falta de interesse pelo que antes de interessava.
– Perfeccionismo: obsessão por detalhes, querer as coisas sempre do seu jeito pode favorecer quadro de depressão. A pessoa perfeccionista sofre sempre que algo não sai como o esperado. A pessoa tende a aumentar as metas e como não consegue alcança-las, se frustra.
– Solidão: algumas pessoas gostam de ficar sozinhas, mas se isso prejudica o desenvolvimento pessoal e profissional, ou se a pessoa evita o meio social e se sente mais seguro sozinho, é hora de procurar ajuda.
Fonte: Minha Vida