Segundo uma pesquisa publicada no periódico Archives of Disease in Childhood, o cochilo que as crianças tiram à tarde tem idade para acabar: aos dois anos. Depois disso, sonecas à tarde podem atrapalhar o sono da noite.
A pesquisa é baseada na revisão de 26 estudos com crianças de até 5 anos de idade com o intuito de avaliar o impacto da soneca diurna na qualidade do sono à noite no comportamento, na cognição e na saúde física dos pequenos.
A relação entre a soneca e o comportamento, a cognição e a saúde não foi clara, mas foram encontradas evidências de que o cochilo depois dos dois anos de idade aumenta o tempo que a criança leva para adormecer, diminuindo, consequentemente, a duração do sono à noite.
O recomendado pelos autores dessa pesquisa é que os pais observem se as crianças em idade pré-escolar com problemas de sono estão tirando cochilo durante a tarde.
Ainda, segundo tais pesquisadores, a relação entre o sono noturno, o desenvolvimento, e a saúde da criança é um assunto bem documentado, porém não foram encontradas evidências para prolongar a soneca em casa ou na escola quando o sono da noite está consolidado.
Fonte: Veja